Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Itaju, 18 de agosto de 2017 | COMO CHEGAR ATÉ NÓS ATRAVES DE SUA LOCALIZAÇÃO:
Data: 00/00/0000 Hora: 00:00:00
Símbolos do Município de Itaju

Webline Sistemas

BRASÃO

 

brasao

 

Em 26 de novembro de 1962, a Lei Municipal n.º 146, estabeleceu o Brasão de Armas do Município de Itaju, cujo significado se resume:

I – O escudo redondo, ou ibérico, era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção representa a homenagem do Município de Itaju, aos primeiros colonizadores e desbravadores.

II – A cor goles (vermelho), tem o significado heráldico – de audácia, valor, honra e nobreza conspícua, aludindo aos primitivos povoadores da região, que enfrentando o desafio de múltiplos obstáculos, deram condições a que surgisse o Município de Itaju.

III – A cruz do calvário, evoca a profunda fé cristã do povo de Itaju e a modesta capela que presidiu ao nascimento do povoado.

IV – As flechas lembram São Sebastião, Padroeiro da cidade de Itaju, constituindo, outrossim, símbolo de amor, tradição guerreira e velocidade.

V – As estrelas representam luz nas trevas da noite, guia seguro, aspirações a coisas superiores e a ações sublimes, luminoso futuro e celebridade, afirmando que, sob segura administração, poderá Itaju aspirar a um futuro grandioso.

VI – O Contra-chefe (parte inferior do escudo) ondado, indica a riqueza hidrográfica do Município e em especial ao Rio Tietê, por onde singraram os batelões dos impávidos bandeirantes.

VII – O metal prata, é indicador de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade.

VIII – A coroa mural é o símbolo da emancipação política, e de prata, com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades. As portas abertas de sable (preto), proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Itaju.

IX – O haste de milho, o ramo de cafeeiro e as espigas de arroz, afirmam a fertilidade das terras generosas de Itaju, de que são importantes produtos.

X – No listel, o topônimo Itaju identifica o Município.

 

 

BANDEIRA

 

Bandeira_Itaju

 

A Bandeira do Município de Itaju, foi elaborada pelo Dr. Lauro Ribeiro Escobar, cujo significado se traduz no seguinte:

De formato retangular, de vermelho, com uma Cruz do Calvário encima de três estrelas de cinco pontas, tudo em branco e um retângulo branco movendo da tralha, carregado do Brasão de Armas.

Tem as proporções da Bandeira Nacional, isto é, quatorze metros de altura por vinte metros de comprimento. A Cruz do calvário possui sete metros de diâmetro. O retângulo branco tem um dos lados coincidentes com a tralha e o outro com oito metros e o Brasão de Armas carregado neste, tem sete metro de altura.

O branco e o vermelho tem um significado muito grande na bandeira. O branco significa paz e o vermelho tem o heráldico de audácia, valor gualhardia, intrepidez, honra e nobreza conspícua, aludindo aos primitivos povoadores da região, que enfrentando desafio de múltiplos obstáculos, deram condições a que surgisse nosso município.

 

 

 

















VTN 2017
Galeria Multimídia
Galerias
Rua João Batista Módolo, 248 - Centro
- CEP 17260-000 - Itaju - SP
Telefone: (14) 3667-1109
Horário de atendimento: Das 8hs às 11h30 e das 13hs às 17hs
Total de Visitas: 77838   |  Online: 1


SIC - Serviço de Informação ao Cidadão
Nome: Prefeitura Municipal de Itaju
E-mail: licitacao@itaju.sp.gov.br
Telefone para esclarecimentos: (14) 3667-1109
Endereço: Rua: João Zamboni Asparetto,297
2017 © Todos os direitos reservados